10 de fevereiro de 2017

Sobre a ansiedade

"Sua ansiedade me feriu
com um rasgo de saudade no meio
do meu peito.
Na verdade,
o que me fere é saber que ainda vive com ele.
Ele que não te respeita
e que na primeira chance chama de frescura
a dor que te espeta o corpo,
a ansiedade que te acorda os olhos.
Me fere saber
que você ainda se fere por amor,
e que você perdoa
pra poder amar.
Sua ansiedade, quando corrói,
te faz sentir demais.
E ele, feito carrasco num dia ruim,
assiste sua casa cair por trás.
Assiste sua vida queimar em chamas
mais quentes do que o amor
que habitou vocês um dia.
Menina,
ele te manda tomar remédios
e coloca a culpa na falta dos mesmos.
Por outros olhos te chama de louca,
e em silêncio sua ansiedade te grita pra fugir.
Sua ansiedade
quando encontrou a minha
chamou ela pra sair.
Trocaram segredos, feito amantes,
feito dois bêbados.
Você tem medo de ficar sozinha
e aceite quem te receita de louca.
Sua ansiedade vira agulha num carretel de dúvidas
e você finge
não ver ela
bordar
o pedido de socorro por um amor
que sabe
cuidar.
A Ansiedade não tem pra que mentir,
ela não é santa,
tudo bem,
mas quem nesses dias é?
Escute seu corpo
e fuja.
Foge de quem se nega a te escutar
e trata com descaso
a parte mais frágil do seu ser.
Ansioso também ama,
diz isso pra ele."

—João Doederlein

Uma ótima leitura pra dias ruins. Hoje eu sei, e sei porque sinto, que ansiedade não é frescura não. Não é loucura não. Não é bobagem não. Não é ladainha, não é blá blá blá.
A vida acontece em pequenas doses, o dia a dia pode ser algo normal, e as vezes pode ser um monstro à sua espreita só te esperando acordar pra te engolir. Isso é estar ansioso. Você tem medo antes mesmo de acordar, sabe que precisa colocar os pés pra fora, tirar o pijama  e correr pra rua, pros deveres que te esperam, pros nãos que ouvirá, pros sorrisos rasos que dará para as pessoas, o corpo chega a tremer. E não, isso não é frescura.
Antes de julgar, meu caro, pergunte-se se um dia já viveu isso na pele. Se não viveu, não se sinta apto pra dizer o que acha. A sua opinião não vai interessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário